Notícias

Postado: 08/04/2022 | 13:37

Previdência Fechada ou Previdência Aberta?

O aumento da expectativa de vida da população e o persistente déficit da Previdência Pública são fatores cruciais para a relevância da adesão a planos de Previdência Privada. Esta servirá para complementar sua renda no futuro, mantendo, na medida do possível, o padrão de vida e renda.

Esse investimento para o amanhã é realizado por meio de planos de benefícios ABERTOS ou FECHADOS. Ou seja, em Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPCs) ou em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs)

A INOVAR PREVIDÊNCIA é uma EFPC – isso quer dizer que não tem fins lucrativos. O público pertencente aos planos administrados é restrito: ligados em algum momento a uma empresa (as patrocinadoras) ou associativo (com a Abrapp no caso do Plano Família). Já os planos oferecidos por Entidades Abertas de Previdência Complementar são aqueles vendidos por bancos/instituições financeiras e seguradoras. Porém, esse grupo possui fins lucrativos, o que os categoriza como Sociedades Anônimas, e não Entidades. São as EAPCs que comercializam os PGBLs (Plano Gerador de Benefício Livre), que são Planos de Previdência Privada que permitem dedução de IR, e os VGBLs (Vida Gerador de Benefício Livre), um seguro de vida individual, cujo objetivo é pagar uma indenização ao segurado, sob a forma de renda ou pagamento único, em função de sua sobrevivência ao período de diferimento contratado, e que não permite dedução de IR.

Os Planos da Inovar Previdência têm diferenciais importantes. Entre eles podemos destacar que não há taxa de carregamento (além da taxa administrativa dos investimentos, alguns PGBLs e VGBLs cobram um percentual sobre o valor da contribuição de cada participante); a Entidade tem independência financeira, o que quer dizer que pode garantir maior diversidade nos investimentos e buscar especialistas em gestão de mercado, uma vez que não está ligada a nenhuma instituição financeira específica (a Inovar tem atualmente 12 gestores de instituições diferentes em quatro segmentos de aplicação elegíveis – saiba mais no Demonstrativo de Investimento), o que pode ser um grande diferencial nos resultados, pois alguns PGBLs têm alocação específica em somente uma estratégia; a diversificação mencionada possibilita uma importante redução de riscos em momentos de estresse de mercado (por exemplo, no auge da pandemia de Covid-19, em 2020, obtivemos 6,65% de rentabilidade); resultados consistentes de longo prazo: esse é o objetivo dos Planos da Inovar Previdência – fazemos um acompanhamento mensal com planos de elevado patrimônio e histórico compatíveis (conheça o Comparativo Inovar X PGBLs).

No fim de 2020, lançamos o Plano Família Inovar (saiba mais aqui: Material Explicativo, que além de contar com todos os benefícios descritos das EFPCs, tem flexibilidade para investidores de médio prazo. Isso quer dizer que você e seus familiares que fazem adesão ao Plano podem solicitar, a partir do quinto ano, um resgate temporário de até 50% do saldo acumulado para realizar seus sonhos (viagens, cursos, custeio da universidade etc.). Quem faz parte do Plano Família Inovar também tem outras duas vantagens relevantes: o CashPrev, programa de cashback que efetua aportes em seu Plano de Previdência em razão de compras realizadas em mais de 400 lojas (saiba mais aqui: CashPrev e a adesão voluntária ao Seguro de Morte e Invalidez, um seguro com custos inferiores ao da concorrência (saiba mais aqui: Seguro de Morte e Invalidez).

Outra importante característica da Previdência Complementar é o benefício fiscal, que possibilita deduzir do Imposto de Renda as contribuições feitas até o limite de 12% da sua renda tributável na Declaração Completa para quem também contribui para o INSS.

Agora, você já sabe que os diferenciais dos Planos da Inovar Previdência vão muito além da flexibilidade!

Acesse: Inovar e Inovar Família.