Notícias

Postado: 29/10/2021 | 11:58

PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), especialmente no ano de 2021, a situação da organização financeira dos brasileiros passou por continuada queda. A afirmação é justificada pelos dados de uma pesquisa feita pela Serasa revelando que 62,5 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência.

Uma boa notícia é que a Febraban anunciou no 4º Summit Febraban de Saúde Financeira, que até o fim deste ano, toda a população terá acesso gratuito a uma plataforma de educação financeira. Ela terá conteúdos organizados em vários níveis de conhecimento para que cada pessoa, desde iniciantes até os mais entendidos no assunto, possam usufruir, e trará o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) integrado ao sistema de diagnóstico e recomendação de conteúdo. Além de disponibilizar temas para melhorar a educação financeira e ajudar os brasileiros a organizarem-se melhor financeiramente, a plataforma apresentará o progresso tecnológico presente nas instituição bancárias do Brasil.

Sem dúvida, estratégias de educação financeira acessíveis a todos os brasileiros irão auxiliar milhares de pessoas no cuidado da saúde financeira, por meio de aprendizados importantes, que mostrarão como economizar ou como fazer uma reserva para situações de emergência, definindo as melhores formas de incentivar e administrar a renda familiar.

Isaac Sidney, presidente da Febraban, reforça a iniciativa: “a educação financeira é um instrumento fundamental para as pessoas, para a sociedade, para o setor bancário e, principalmente, para a economia brasileira do século 21. A cidadania financeira é parte inseparável de nosso compromisso com um sistema financeiro mais saudável, ético e eficiente”.

Estamos ansiosos para conferir esta iniciativa!