Notícias

Postado: 16/09/2021 | 11:54

ENTENDA O QUE É ONIOMANIA:

ONIOMANIA

É um transtorno de personalidade e mental, um distúrbio que faz com que o ato de comprar um objeto desejado seja uma fonte de extremo prazer. Provoca problemas financeiros, emocionais e de saúde física. É uma tentativa de preencher vazios emocionais de forma imediata, mas como a satisfação dura pouco, o ato se transforma em sa.

Por isso, se identificar os sintomas abaixo, siga as dicas e retome o controle da sua vida financeira e emocional:

•       Contrai dívidas que não sabe se poderá pagar.

•       Adquire constantemente itens desnecessários e, muitas vezes, repetidos.

•       Tem o hábito de ir às compras somente para se sentir feliz.

•       Faz até empréstimos somente para poder consumir mais.

•       Esconde as despesas contraídas durante o mês, gerando desconforto com os familiares.

VEJA AS MEDIDAS PRÁTICAS PARA EVITAR A COMPULSÃO E RETOMAR O CONTROLE:

Dica 1:

CONSCIENTIZE-SE, ORGANIZE OS GASTOS E PLANEJE O ORÇAMENTO

Lembre-se de que o primeiro passo para o descontrole é a desorganização. Manter sua planilha de orçamento organizada não só é uma forma de manter-se dentro do orçamento, mas de conter a ansiedade e estar ciente de que não deve gastar mais do que realmente pode.

Dica 2:

IMPONHA-SE LIMITES

Limite o uso do cartão de crédito para determinados tipos de compras e não ultrapasse o valor mensal estipulado. Evite usar o limite do cheque especial da conta-corrente. Lembre-se de que a compulsão é uma falta de limites, então mantê-los é um ato terapêutico.

Dica 3:

CONTE COM O APOIO DA FAMÍLIA

Converse com sua família e mostre como está se esforçando para resolver o problema. Caso seja um dos provedores, fale abertamente sobre o orçamento mensal e peça a colaboração de todos pelo bem-estar financeiro e emocional da família.

Dica 4:

PROCURE AJUDA, CASO NECESSITE

Sua saúde é muito valiosa! Por isso, caso observe que não está conseguindo fugir das compras por impulso, e que compra apenas para sentir-se bem, agende uma sessão de terapia. É um investimento na sua qualidade de vida que vai fazer toda a diferença na sua saúde e no seu bolso.