Notícias

Postado: 13/08/2021 | 14:40

SABE O QUE AS BATIDAS DO SEU CORAÇÃO ESTÃO DIZENDO SOBRE VOCÊ?

Ouvir seu coração pode ser a melhor prevenção contra problemas cardíacos. Quando seu coração bate mais rapidamente, maior é a necessidade de oxigênio para que as células gerem energia. As batidas do coração são os movimentos de contração e relaxamento do coração, ou sístole e diástole. Elas são diferentes em cada pessoa e podem variar, de acordo com a idade, os hábitos e o condicionamento físico de cada um.

A frequência cardíaca indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto (bpm). Em adultos sedentários, a frequência ideal, em repouso, é entre 70 e 80 bpm. Esses números podem variar durante a prática de exercícios, uso de medicamentos ou de substância estimulantes, como a cafeína.

Veja o que os batimentos cardíacos dizem sobre sua saúde:

• Acima de 100 bpm

Em repouso, pode indicar taquicardia. O consumo em excesso de cafeína ou álcool, bem como momentos de excitação emocional também podem gerar taquicardia. Além disso, ela pode estar associada a diabetes ou hipertensão e, em alguns casos, à hereditariedade.

• Abaixo de 60 bpm

Essa condição é chamada de bradicardia, uma contração irregular do átrio. É normal em atletas, que aumentam o condicionamento físico a níveis extremos. Porém, pode também acontecer mediante o uso de medicamentos betabloqueadores, por exemplo. Outros fatores podem ser distúrbios de tireoide ou possíveis doenças cardíacas. Essa condição também é comum em pessoas idosas.

Ficar de olho nas batidas do seu coração pode ser essencial para não desenvolver problemas futuros. Por isso, faça avaliações cardíacas de rotina e cuide, principalmente, das suas emoções. A ansiedade é uma das grandes inimigas do coração e pode desencadear aumento da pressão arterial e taquicardia.

Se verificar alguma oscilação nos seus batimentos cardíacos, consulte um médico cardiologista. Somente ele está apto para lhe dar um diagnóstico.