Notícias

Postado: 06/08/2021 | 14:57

Conheça os três erros que você deve evitar para não se endividar.

Algumas pessoas acham que organizar a vida financeira dá muito trabalho e leva tempo, porém, perder o controle da vida financeira, pode levá-lo a um endividamento rápido e muitas dores de cabeça. Para que você mantenha-se no controle e desvie de ações que podem prejudicar sua estrutura financeira fique de olho nestes três erros e saiba como evitá-los!

1. Não preocupar-se com a educação financeira.

Não caia nessa de deixar as coisas acontecerem. Dê valor ao dinheiro que você ganha e procure formas de poupar e investir. Você deve ser o melhor administrador do seu dinheiro. E se não sabe como fazer, procure ajuda, cursos e sites sobre o assunto. Um bom comportamento financeiro significa uma vida mais tranquila.

2. Tornar rotina as compras não programadas.

Mudar de hábito já é um ato de respeito para com você mesmo! Suas atitudes pessoais refletem-se diretamente na sua vida financeira, por isso evite gerar novas dívidas com frequência. Isso sobrecarrega sua vida e seu orçamento. Uma maneira de eliminar este hábito é fazer uma lista de possíveis compras e, se mesmo assim tiver vontade de ir além da lista, parar, respirar e perguntar-se:

Eu preciso mesmo disto? Estou com dinheiro extra para comprar este item? Poderia comprá-lo em outra oportunidade?

Praticando sempre este hábito, você irá fortalecer sua consciência financeira e resistir aos impulsos.

3. Não ter um fundo de emergência.

Se você vive sempre na corda bamba, sem saber o que fazer se uma situação repentina acontecer, significa que você não vive em paz.

Nada vale mais do que proporcionar a si mesmo uma vida tranquila e em paz, sabendo que se algo inesperado acontecer, você tem um fundo de reserva do qual poderá dispor, sem precisar fazer empréstimos ou dívidas em cartões de crédito. Prevenir é a melhor estratégia, e aqui prevenção significa fundo de reserva.

Viva com mais leveza, menos consumo, mais dinheiro no bolso e mais tranquilidade todos os dias.