Notícias

Postado: 29/07/2021 | 15:28

CRIPTOMOEDAS, já pensou em fazer as suas compras com moeda digital?

O que parecia uma ideia futurista, já é quase uma realidade!

Em 24 de maio de 2021, o Banco Central anunciou que a “moeda digital brasileira”, que está ainda em fase de desenvolvimento, será disponibilizada para uso no varejo e, também, em pagamentos de operações feitas com pessoas e/ou empresas de outros países. Segundo comunicado emitido pelo BC, além dessas funcionalidades, a moeda digital oferecerá ainda:

“… ter ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de devoluções tecnológicas, como contratos inteligentes (smart contracts), internet das coisas (IoT) e dinheiro programável; capacidade para realizar operações online e eventualmente operações off-line; ausência de remuneração; garantia da segurança jurídica em suas operações; e a adoção de padrões de resiliência e segurança cibernética equivalentes aos aplicáveis a infraestruturas críticas do mercado financeiro”.

 

A moeda digital será instituída como uma extensão da moeda física e emitida pelo próprio Banco Central. É importante saber que, segundo o BC, estarão assegurados os “princípios de regras de privacidade e segurança de dados específicos, designados principalmente pela Lei Geral de Proteção de Dados de Pessoais (LGPD)”. Conforme informado pelo Banco Central, todas as medidas de segurança instituídas, irão prevenir a “lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e proliferação de armamentos, bem como rastreamento rigoroso de outras operações ilícitas”.

O prazo exato do lançamento da moeda digital ainda não foi divulgado, mas o BC diz que “os estudos que visam o máximo de segurança e sigilo bancário continuam, e que o início de emissão de cronogramas de uso estão previstos para os próximos dois ou três anos”.

Aguardaremos ansiosos para ver como essa modernidade irá funcionar em nosso dia a dia. E você? O que pensa sobre a moeda digital brasileira?