Notícias

Postado: 11/06/2021 | 09:35

MANTENHA A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO!

Olhar para o relógio, ver que já se passaram muitas horas e você não fez quase nada é realmente frustrante. Porém pode ser uma simples questão de parar e analisar o que está consumindo tanto seu tempo:

• Você se distrai facilmente em horas de pesquisas aleatórias que não tem nada a ver com seu trabalho?

Se respondeu afirmativamente, está na hora de entender o que está impedindo sua concentração. Evite essas dispersões fazendo pequenas pausas para aliviar o cansaço mental e e aproveite esses momentos para fazer suas pesquisas. Mas lembre-se de ativar um alarme para não se perder no tempo. Dessa forma, você vai educando sua concentração.

• Você tem a sensação de que leva muito mais tempo do que o necessário para executar uma tarefa?

Nesse caso, está na hora de procurar ajuda e se preparar melhor para executar a tarefa. Busque um processo de trabalho que possa ser mais eficiente.

• Você é interrompido por um excesso de solicitações e reuniões, ou paralisa constantemente o que está executando para fazer outra coisa na hora em que o solicitam? Tem a sensação de que trabalha demais e ao fim do dia suas tarefas estão inacabadas?

Nesse caso, seu problema é o excesso de interrupções e a desorganização.

Diga não às multitarefas: fazer um monte de coisas ao mesmo tempo pode significar não concluir nenhuma. Trabalhar dessa forma reduz a qualidade do que você produz, e você terá de gastar mais tempo para refazer o que deixou inconcluso.

Delegue tarefas – não delegar pode significar uma atitude controladora. Converse com a equipe, divida as tarefas de acordo com as habilidades de cada um e foque nas suas funções. Planeje suas tarefas do dia e siga seu cronograma, realizando uma de cada vez. Logicamente imprevistos acontecem, mas eles não podem ser regra. Por isso, determine as prioridades e não procrastine. A atitude de “deixar para depois” gera ansiedade e seu dia passa a ser mais atribulado do que deveria.

Às vezes, o melhor para produzir bem é dar a si mesmo um descanso: com a mente mais focada, todo problema tem solução.