Notícias

Postado: 21/05/2021 | 13:25

PARA VOCÊ, A FELICIDADE É UM ESTADO DE ESPÍRITO OU ALGO MOMENTÂNEO?

Engana-se quem pensa que só é possível sentir-se feliz diante de algum acontecimento especial. A felicidade é um estado de espírito relativo ao que somos capazes de ser e sentir – ela é o bem-estar interior pincelado de uma alegria gratuita que sentimos a maior parte do tempo. Para sentir-se feliz você não precisa estar “esfuziante”, basta sentir-se leve, em paz, grato e com a visão otimista de quem está aberto a ver o mundo com um olhar mais generoso. Se você leu este parágrafo e ficou apreensivo por não se sentir assim, ou acha que é impossível ficar com o espírito leve o tempo todo, você tem razão! Diante das diversas situações pelas quais passamos no cotidiano, nossos sentimentos oscilam, de acordo com a nossa “reação” ao que acontece. Mas é possível, sim, sentir-se feliz “por nada”.

Veja seis hábitos que você pode exercitar para dar um “start” na leveza e no bem-estar.

1. Sorria regularmente.

Se você sorrir porque uma piada foi engraçada, porque realmente sentiu-se feliz ou porque apenas provocou a movimentação voluntária dos músculos, há a liberação de endorfina pelo cérebro. E fazer isso com frequência, reduz o seu nível de estresse.

2. Movimente-se e medite.

Se você tiver objetivos como perder peso, melhorar o condicionamento, ganhar massa muscular, ótimo! Mas saiba que uma simples caminhada de 15 minutos já libera endorfina, levando a uma sensação de bem-estar. A prática da meditação complementa a saúde, reduzindo ansiedade e tensão.

3. Admita seus erros.

Sendo seres humanos, a única certeza que temos é de que podemos errar. Por isso, admitir seus erros com a naturalidade e a leveza de quem é “humano” reduz, em muito, seu nível de estresse e alivia-o da sensação de culpa. Errar é uma coisa, culpar-se é outra.

4. Liberte-se de rancores e mágoas.

Se você lembra com alguma frequência de situações que lhe geram rancor, tristeza e mágoa, está na hora de melhorar essa “sintonia”. Procure amenizar esses sentimentos com a prática do perdão e contando com a ajuda de um profissional, caso sinta necessidade. Lembre-se de que pensamentos negativos geram atitudes negativas.

5. Viva o agora.

Enquanto você vive preso ao passado (que não pode mudar) e ansioso pelo que está por vir (que não pode controlar), está vivendo um sentimento de vazio no presente. Você só pode ser e agir agora. Desapegue-se do passado, seja feliz hoje e planeje o futuro de forma racional, sem se sobrecarregar com expectativas.

6. Respeite e agradeça.

Respeitar as pessoas e suas ideias é uma atitude extremamente contagiante e inspiradora. Constrói um ambiente de leveza e bondade ao seu redor. E você sabe, quem espalha felicidade, vive mais feliz. Para completar, agradeça sempre! A gratidão gera amplos benefícios para a saúde física e mental.

Pronto, agora é só começar a praticar e trazer para seus dias essa tal de felicidade gratuita, tão boa de se viver!