Notícias

Postado: 30/04/2021 | 12:49

Não caia no golpe virtual da Vacina contra a Covid 19.

Todos estamos cada vez mais esperançosos e ansiosos para viver dias de mais saúde e de vida normal. Porém é necessário que ainda mantenhamos todos os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus, e contra os golpes cibernéticos da vacina também! Algumas pessoas estão se aproveitando deste momento para aplicar golpes criminosos virtuais em vítimas que anseiam pela possibilidade de se imunizarem contra a Covid-19.

Golpistas estão ligando para as pessoas oferecendo doses da vacina e, para tanto, solicitam informações pessoais para um suposto cadastro. Informações estas que serão, posteriormente, utilizadas em golpes financeiros. Também estão enviando mensagens via WhatsApp ou e-mails com links de cadastramento para a vacinação. O risco ao clicar em algum desses links é ter seu aplicativo ou seu endereço eletrônico clonados. No Brasil, o agendamento da vacina é de conhecimento público, por ordem de idade, e feito sempre via aplicativo dos órgãos de saúde. Por isso, não clique em links recebidos em mensagens duvidosas de WhatsApp ou falsos e-mails que requisitam agendamento para vacinação. E não aceite nenhuma proposta de aquisição de vacinas: é golpe!

Veja a seguir medidas que vão lhe ajudar a ficar bem longe desses golpes:

  1. Não compartilhe informações pessoais solicitadas por e-mails supostamente enviados por serviços de saúde do seu estado e verifique sempre o endereço do e-mail remetente, antes de confiar no conteúdo ou dar qualquer outro passo.
  2. Não abra links enviados por fontes desconhecidas. E se for algum amigo que lhe enviou, antes de abrir, informe-se do que se trata, pois o link pode conter vírus. Muitas vezes, links recebidos via SMS podem conter vírus que invadem sua privacidade e acessam suas informações pessoais.
  3. Lembre-se de que a vacina é gratuita e é um direito de todo cidadão brasileiro, por isso o SUS nunca irá cobrar por doses do imunizante. Qualquer tipo de abordagem contrária a este direito é fraudulenta e você pode até prejudicar sua saúde se fizer uso de uma vacina falsificada.

Fique bem e, se puder, #fiqueemcasa. Continue mantendo seus cuidados e a mente positiva. Em breve todos estaremos imunizados da forma como tem que ser: gratuitamente e por ordem de idade.