Notícias

Postado: 22/07/2020 | 17:50

Como manter o sistema imunológico saudável neste NOVO NORMAL?

Nesses meses de incertezas, muitas pessoas viram os seus níveis de estresse e ansiedade aumentarem sensivelmente. Para aliviar a tensão, algumas recorreram a aulas online de meditação, yoga, dança e exercícios funcionais. Porém, e agora? Como manter um sistema imunológico saudável diante do novo normal e das incertezas que ainda estão presentes na sociedade? O sistema imunológico é como um termômetro do nível de equilíbrio emocional e físico. Se o sistema imunológico está em baixa, é um alerta para avaliarmos o que não vai bem e colocarmos a “casa mental e física” em ordem.

Como saber se o sistema imunológico não vai bem? Se você apresenta resfriados frequentes, aftas, alergias de pele e do sistema respiratório como rinite e/ou sinusite constantes está na hora de reforçar a sua imunidade.

Algumas dicas para manter o sistema imunológico em dia são:

  • alimentação nutritiva
  • boa qualidade de sono
  • atividade física
  • momentos de meditação e tranquilidade

Um dos maiores segredos está na qualidade da alimentação. Segundo a doutora em Alimentos e Nutrição, Geina Farias, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), “para estimular o sistema imunológico deve-se optar sempre por refeições coloridas e variadas. Alimentos in natura e minimamente processados (frutas, legumes, verduras, cereais integrais, oleaginosas e proteínas) contêm vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos que condicionam um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças, desde que essa alimentação seja habitual.”

Lembre-se de que estar com o sistema imunológico em alta tem tudo a ver com você estar bem, estar feliz e produzindo em suas atividades profissionais e domésticas. Por isso, invista no seu sistema imunológico, pois essa é uma prática que tem alto valor agregado!