Notícias

Postado: 02/03/2017 | 16:17

Como declarar a Abrilprev no seu Imposto de Renda

Com o objetivo de auxiliar seus participantes na declaração de imposto de renda, a Abrilprev elaborou este pequeno roteiro ilustrativo.

Como declarar a sua Abrilprev

(PDF com informações detalhadas)

A declaração do imposto sobre a renda de pessoa física 2017 deve ser feita por meio do programa da Receita Federal, disponível para download neste link.

Segundo a Receita Federal, as contribuições para planos de previdência complementar como a Abrilprev — e os PGBLs de maneira geral — são dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual, até o limite de 12% do rendimento tributável incluído na base de cálculo do imposto.

Como os valores de contribuições dos funcionários são considerados despesas dedutíveis, não há necessidade de informar o saldo em “Bens e Direitos”.

Visite nosso site (www.abrilprev.com.br) e veja mais informações sobre o seu plano de previdência privada.

O RH de sua patrocinadora deverá disponibilizar o “Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte”, com as suas informações do ano‐calendário de 2016.

O valor informado no campo 03 do documento, marcado na figura acima, refere‐se ao valor contribuído para a Abrilprev pela folha de pagamentos.

Caso você tenha realizado contribuições suplementares para a Abrilprev fora da folha de pagamentos, esses valores estarão demonstrados no informativo enviado pela Abrilprev, por e‐mail, na última semana de fevereiro. Eles deverão ser somados aos do comprovante do RH.

No programa da Receita Federal, após preencher suas informações, informe suas contribuições a planos de previdência privada em “Pagamentos Efetuados”, com o código de pagamento “36 — Previdência Complementar”.

Além do valor das contribuições realizadas, você deverá informar o CNPJ e o nome da Abrilprev, conforme quadro abaixo.

Caso tenha realizado pagamentos a outros planos de previdência, como os planos PGBL, basta incluir outro lançamento com as informações desse plano.

(Matéria atualizada em 02/03/2017 16:17).