Notícias

Postado: 22/10/2015 | 14:45

I ENCONTRO DOS APOSENTADOS – Abrilprev reúne participantes

O primeiro Encontro dos Aposentados, promovido pela Abrilprev no dia 6 de junho de 2014 no auditório do Edifício Birmann 21, foi marcado por surpresa e emoção. O evento, em comemoração aos 20 anos de funcionamento da Abrilprev, proporcionou aos ex-abrilianos um animado reencontro com seus colegas de trabalho.

Recebidos com um welcome coffee, os participantes ficaram à vontade para relembrar as histórias vividas na Abril no período em que trabalhavam e formavam suas reservas para a aposentadoria. Após a confraternização, participaram de um bate-papo com Douglas Duran, presidente do Conselho Deliberativo, que apresentou as conquistas mais recentes do fundo de pensão. “É um prazer constatar que a Abrilprev completa duas décadas de sucesso, com a maciça aprovação dos participantes e o selo de 100% correta por parte dos órgãos governamentais”, disse Duran.

O caráter democrático da Abrilprev foi um dos principais pontos ressaltados por Duran. A cada três anos, os participantes elegem seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, tomando parte ativa na condução da Entidade. Além dos membros dos Conselhos, a equipe da Abrilprev se completa com a Diretoria-Executiva, o Comitê de Investimentos e a Administração. “A estrutura de governança da Abrilprev é equivalente à de uma empresa aberta”, afirmou Duran. “A Entidade é independente e pertence a vocês. E continuará existindo como empresa na qual os acionistas são vocês.”

Investimentos – O grupo também teve oportunidade de conhecer em detalhes os últimos resultados de investimentos.

A Abrilprev aplica seus recursos de acordo com uma filosofia prudente, que busca preservar o capital dos participantes e obter ganhos em longo prazo. “A Abrilprev não toma nenhuma decisão de investimentos para o curto prazo”, explicou Duran.

A maior parte do patrimônio está investida em renda fixa (“um colchão com papéis que rendem inflação mais juros de 6% ao ano”).

Uma parcela menor é composta de ações de empresas sólidas e um imóvel que rende aluguel mensal. “E este ano estamos experimentando um fundo de investimentos no exterior, gerido por uma das maiores administradoras de recursos do mundo”, finalizou Duran.

Os resultados dos investimentos, divulgados todo mês no site da Abrilprev, são favoráveis à filosofia adotada.

Desde o ano 2000, a Entidade acumula retorno de 555%, superior a outros indicadores utilizados pelo mercado financeiro.

Não só a rentabilidade chama a atenção de quem pensa no futuro, de olho na longevidade crescente do brasileiro.

Outra vantagem aparece na hora de partilhar seus bens. “Como seu capital acumulado não entra no testamento, muita gente usa previdência privada para planejamento sucessório”, diz Duran.

O encontro foi encerrado com uma sessão de perguntas e respostas. No final, deixou um gosto de “quero mais”. “Espero realizar muitos eventos como este nos próximos 30 anos”, disse Duran.

Encontro Abrilprev 20 Anos