Fiscalização PREVIC

No ano de 2015, a Abrilprev passou por um processo de fiscalização realizado pela Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, autarquia ligada ao Ministério da Previdência Social que acompanha o funcionamento dos fundos de pensão no Brasil.

Periodicamente, a Previc visita as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, como a Abrilprev, para verificar os procedimentos adotados nas mais diversas áreas, tais como Investimentos e Seguridade, além de avaliar aspectos relacionados a governança corporativa e estrutura organizacional, diante do nível de complexidade de cada Entidade.

Durante o período de fiscalização, iniciado em 28/01/2015, a administração da Abrilprev, realizou aos fiscais, apresentações de Investimentos, Riscos e de Seguridade, além de entrevistas com técnicos das áreas da Abrilprev. Complementarmente, houve reuniões com membros do Conselho Deliberativo e Fiscal, onde foram abordados aspectos relacionados a atuação desses órgãos no funcionamento da Abrilprev.

Com este escopo de trabalho, a Previc emitiu relatório de fiscalização em 24/04/2015, sugerindo:

– Elaboração de Regimento Interno do Conselho Deliberativo e Fiscal;

– Atualização do Manual de Procedimentos da Abrilprev e;

– Manifestação dos Conselhos Fiscais e Deliberativo sobre o processo de aquisição, manutenção e resgate de debêntures emitidas pela Editora Abril.

Diante desses apontamentos, os Conselhos Deliberativo e Fiscal se manifestaram favoráveis a elaboração de Regimento Interno e, em maio de 2015 formalizaram posicionamento sobre o investimento em debêntures da Editora Abril, relatando todo o histórico da operação. Por sua vez, a Administração se comprometeu a atualizar o manual de procedimentos da Abrilprev.

Com base nesses entendimentos, o Regimento Interno do Conselho Deliberativo e Fiscal foram aprovados pelos respectivos órgãos em agosto de 2015, e a Administração da Abrilprev finalizou a atualização do Manual de Procedimentos em dezembro de 2015.

Administração Abrilprev

Gostou? Ficou com dúvida? Fale agora mesmo com a gente.

Entre em contato