Notícias

Postado: 19/08/2021 | 16:29

SAIBA O QUE É COPOM:

Copom é a sigla de Comitê de Política Monetária. Ele foi criado no dia 20 de junho de 1996 e é composto por membros do Banco Central. O comitê se reúne a cada 45 dias para avaliar as diretrizes da política monetária, apresentar o “Relatório de Inflação” e, ainda, determinar qual é o percentual da taxa básica de juros da economia, conhecida como Taxa Selic.

QUAIS PESSOAS INTEGRAM O COPOM?

O presidente e os diretores dos departamentos de: Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), Operações do Mercado Aberto (Demab), Econômico (Depec), de Estudos e Pesquisas (Depep), das Reservas Internacionais (Depin) e de Assuntos Internacionais (Derin). Todos do Banco Central.

COMO OS INTEGRANTES DO COPOM TOMAM SUAS DECISÕES?

Em reuniões que duram dois dias, eles analisam os riscos associados ao cenário econômico, contemplando as expectativas da inflação, o nível de atividade econômica, as finanças públicas, a economia internacional, as operações de mercado aberto, entre outras expectativas gerais para variáveis macroeconômicas. Com as informações em mãos, eles abrem votação. Os votos são divulgados, sendo a taxa Selic definida pela maioria.

O Copom tem um compromisso de transparência com a sociedade, por isso o Banco Central cumpre algumas regras como disponibilizar os comunicados das decisões do comitê, logo após o fim da segunda fase das reuniões, e também de publicar as atas de reunião na semana posterior a cada encontro, respeitando o prazo limite de seis dias úteis.