Notícias

Postado: 21/10/2020 | 11:43

O BOOM DOS HEAVY USEARS “DO BEM” NO USO DA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA!

Muitas pessoas se mostravam resistentes ao contato com tecnologias online, até que a pandemia chegou e impôs essa alternativa como a mais segura para as relações interpessoais, o trabalho e o lazer. E como resistir a esse universo de infinitas possibilidades?

Uma pesquisa feita pela Kantar Ibope Media, em agosto de 2020, fez uma medição do uso das tecnologias durante a pandemia e constatou que 56% dos brasileiros fazem um melhor uso da tecnologia no seu dia a dia neste período. A pesquisa ainda revela que o aumento de heavy users da “boa tecnologia” se deu em toda a América Latina e que isso aumentou consideravelmente o consumo de streaming.

Para Adriana Favaro, diretora comercial da Kantar Ibope Media, “mais do que nunca, o indivíduo está no controle e escolhe como e onde consumir conteúdo. O streaming contribui ampliando e complementando a experiência de vídeo e de áudio para outros lugares e outros momentos”. Porém, a pesquisa também aponta que a redução no valor de serviços de streaming seria bastante atrativa para 49% dos entrevistados.

Segundo a pesquisa, o novo cenário fez com que a população evoluísse tecnologicamente e intelectualmente, já que 44% das pessoas aproveitaram o tempo em casa para aprender uma nova habilidade. A pesquisa também fez duas constatações interessantes: 68% das pessoas afirmaram que a crise do Corona vírus ajudou-as a apreciarem mais aquilo que têm e 57% das pessoas disseram acessar a internet exclusivamente pelo celular. A tecnologia foi um dos fatores que mais promoveu conforto e adaptação à nova situação. Na era digital em que vivíamos antes da pandemia, o consumo de tecnologias já era elevado, porém agora as pessoas estão buscando um melhor uso para ter mais rendimento no trabalho, saúde física e mental e bem-estar em família.

Dentre os outros itens pesquisados está o “hábito de assistir lives”, que apontou que 75% dos usuários de internet começaram a assistir a lives de shows musicais a partir do início da quarentena. Certamente, essa pesquisa aponta novas direções para o futuro, e também que os brasileiros estão amadurecendo para o uso funcional da tecnologia, e não para o seu uso desordenado, como o do consumo exagerado de informações desnecessárias, por exemplo. E você, o que mudou na sua relação com a tecnologia neste momento em que estamos vivendo?