Notícias

Postado: 04/08/2020 | 16:16

Excesso de informação pode intoxicar? Saiba como evitar a ‘INFOXICAÇÃO”.

Notícias em excesso podem causar intoxicação e afetar a saúde do corpo e da mente! E existe até uma palavra para isso: infoxicação, termo criado pelo espanhol, especialista em inovação, Alfons Cornella, em 1996, para designar o excesso de informação não totalmente digerido e que, por este motivo, pode causar dispersão, ansiedade e estresse. Nesse período de quarentena precisamos aprender a lidar com o excesso de informações vindas de lives, webinars, eventos, reuniões, redes sociais, TVs, rádios, portais.

A infoxicação se configura quando você passa grande parte do seu tempo procurando por notícias (e sendo impactado por elas) ou pesquisando sobre produtos e serviços. Toda informação precisa de um tempo para ser metabolizada, compreendida, analisada, filtrada e, se necessário, descartada. É fundamental medir o nível de equilíbrio com que essas informações estão sendo absorvidas. Sinais de mal-estar, ansiedade, medo diante de notícias, significam que a “luz vermelha” se acendeu. É preciso dar um tempo, descansar a mente, recuperar o equilíbrio e autoavaliar-se.

Qualquer coisa em excesso sobrecarrega, gera danos não só à mente, mas também ao físico. É essencial escolher bem o tipo de canal de onde obter informação confiável e saber dosar a quantidade de tempo que se dedica a isso. Lembre-se de que no seu dia a dia, você desempenha diversos papéis e, por isso, deve dar um tempo à rotina online e diversificar suas atividades de lazer com leituras, dança, caminhadas, meditação e outras práticas que sejam do seu agrado. Afinal, vale sempre a pena relembrar o ditado: “mente sã, corpo são”.